quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Penas Chinesas






Oi
gente bonita, gente gostosa e bem relacionada!! ;) ja estou novamente mais uma vez de volta a terrinha Belem do PA, eu iria fazer esse post sobre minhas ferias e tal, algo bem batido mas enfim...que precisa ser registrado....mas ontem eu recebi um texto de uma amiga, que merece minha atenção especial, não solamente por se tratar de um assunto de interesse publico (^_^), mas tbm foi feito por um cara que eu sou mt fã; José Saramago...cada dia me surpreendendo mais e mais com seus textos impressionantes....então eu usurpei do seu blog o texto a seguir :

Créditos à: José Saramago : http://caderno.josesaramago.org/
: Dani Rocha - que lembrou de mim e mandou o texto;



Penas chinesas

By José Saramago

Meter uma lagosta viva em água a ferver e cozinhá-la ali é uma velha prática culinária no mundo ocidental. Parece que se a lagosta já for morta para o banho, o sabor final será diferente, para pior. Há também quem diga que a rubicunda cor vermelha com que o crustáceo sai da panela se deve justamente à altíssima temperatura da água. Não sei, falo por ouvir dizer, sou incapaz de estrelar convenientemente um ovo. Um dia vi num documentário como alimentam os frangos, como os matam e destroçam, e pouco me faltou para vomitar. E outro dia, que não se me apagou da memória, li numa revista um artigo sobre a utilidade dos coelhos nas fábricas de cosméticos, ficando a saber que as provas sobre qualquer possível irritação causada pelos ingredientes dos champús se fazem por aplicação directa nos olhos desses animais, segundo o estilo do negregado Dr. Morte, que injectava petróleo no coração das suas vítimas. Agora, uma curta notícia aparecida nos jornais informa-me de que, na China, as penas de aves destinadas a recheio de almofadas de dormir são arrancadas assim mesmo, ao vivo, depois limpas, desinfectadas e exportadas para delícia das sociedades civilizadas que sabem o que é bom e está na moda. Não comento, não vale a pena, estas penas bastam.

-----------------------------------------
In memoriam ; Coelhos, Lagostas frangos, aves e afins...

2 comentários:

  1. nossa :O esse texto ta mt booom mesmo...Saramago e relamente maravilhoso,mesmo retratando uma realidade tão cruel com os animais :(

    ResponderExcluir
  2. poxa Saramago, ngm quis comentar no meu topico =..( nao se preocupa eu ainda te amo !!!

    hauhaua

    ResponderExcluir